Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

HIV 1/2

Para entender o resultado do teste de HIV deve-se ler o resultado, estando atento aos valores apresentados e se é reagente, não reagente ou indeterminado, que indicam se a pessoa possui o vírus ou não.

Normalmente o teste mais utilizado é o teste rápido, mas o ELISA é o exame mais completo porque identifica a presença de anticorpos contra o HIV (anti-HIV) na saliva ou no sangue da pessoa. Este teste deve ser realizado, no mínimo, 1 mês após o comportamento de risco, sendo um resultado confiável e sem a necessidade de repetição para confirmar o resultado. Se for feito nos primeiros 30 dias, existe um risco elevado de o teste ter um resultado falso.

Todos os exames do HIV pesquisam os dois tipos de vírus existentes: HIV 1 e HIV 2.
Como entender o Resultado do Teste do HIV
Resultados do exame de sangue do HIV

Os possíveis resultados do teste de HIV feito pelo método ELISA são:

    Reagente: Significa que a pessoa esteve e contato e se contaminou com o vírus da AIDS;
    Não reagente: Significa que a pessoa não está contaminada com o vírus da AIDS;
    Indeterminado: É preciso repetir o teste porque a amostra não foi clara o suficiente. Algumas situações que levam a este tipo de resultado são a gravidez e vacinação recente.

Em caso de resultado positivo para HIV o próprio laboratório utiliza outros métodos para confirmar a presença do vírus no organismo, como o Western blot; Imunoblot; Imunofluorescência indireta para o HIV-1. Assim, o resultado positivo é mesmo confiável.
Resultados dos testes rápidos do HIV

Os resultados dos testes rápidos que utilizam uma pequena amostra de saliva ou uma pequena gota de sangue para identificar o vírus HIV saem em apenas 30 minutos e também são de confiança, apresentados resultados concretos. Assim, os possíveis resultados podem ser:

    Positivo: Indica que a pessoa tem o vírus HIV mas deve realizar o exame de sangue ELISA para confirmar o resultado;
    Negativo: Indica que a pessoa não está contaminada com o vírus HIV.

Os testes rápidos são utilizados na rua, em campanhas do governo nos centros de testagem e aconselhamento (CTA) e em gestantes que iniciam o trabalho de parto sem ter realizado o pré-natal, mas estes testes também podem ser comprados pela Internet.
Como entender o Resultado do Teste do HIV

Normalmente nas campanhas do governo são utilizados os testes Orasure, que testam a saliva e o teste que pode ser comprado pela internet em farmácias online do exterior é o Home Acess Express HIV-1, que é aprovado pelo FDA e utiliza uma gota de sangue.
Quando pode dar resultado falso negativo

O resultado falso negativo pode acontecer quando a pessoa fez o exame em até 30 dias após o comportamento de risco que pode ter sido relação sexual sem camisinha, uso da mesma seringa de outra pessoa para usar drogas injetáveis ou perfuração com objeto de corte contaminado como facas ou tesouras, por exemplo.

Neste caso, o vírus encontra-se dentro do organismo mas pode permanecer escondido por cerca de 3 ou 6 meses devido ao período de janela imunológica e por isso o teste deve ser repetido após 180 dias, que equivale a 6 meses após a realização do primeiro teste.

Basicamente sempre que um resultado for positivo não há dúvidas que a pessoa possui HIV, enquanto que em caso de resultado negativo, pode ser preciso repetir o exame devido ao falso negativo. No entanto, um infectologista poderá indicar o que fazer em cada caso.