Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Dengue - Ns1

Antígeno NS1 é uma glicoproteína que pode ser encontrada em altas concentrações no sangue das pessoas infectadas pelo vírus da dengue. É possível detectar o NS1 24 horas depois do início dos sintomas da doença, antes de surgir anticorpos específicos contra o agente infeccioso. O exame teste rápido pode ser realizado depois do primeiro dia de sintomas e se for dengue terá resultado positivo em 15 minutos, diagnosticando rapidamente, sem ter que esperar vários dias.

A Dengue é uma arbovirose causada por um Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, apresentando quatro sorotipos conhecidos Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4, período de incubação médio de 5 a 6 dias. Os sintomas clínicos são caracterizados por febre alta de 39°C a 40°C, cefaleia, dores musculares, prostração, dor nas articulações e ao redor dos olhos, náuseas, fraqueza, anorexia, vômitos, manchas e coceira pelo corpo.
Teste rápido 24 horas após início dos sintomas

A glicoproteína NS1 é encontrada circulando no sangue de pessoas infectadas pelo vírus da dengue, em concentrações detectáveis por métodos imunológicos.

Kits para teste rápido detectam qualitativamente antígeno NS1 do vírus da dengue pelo método imunocromatográfico.

O teste também pode ser realizado por método Imunoenzimático (Elisa) qualitativo.

Identificar o NS1 permite rapidez no diagnóstico, não precisando esperar surgir os anticorpos das classes IgM e IgG.

Desta forma pode ser feito uma detecção precoce do vírus, 24 horas depois do início dos sintomas.

Além disso, pode ser encontrado nas infecções primárias e secundárias.

Poderá ser usado amostras biológicas de sangue total, soro ou plasma humano, para realizar o teste.
Como funciona o exame teste rápido

Antígenos NS1, presentes no sangue da pessoa, se ligam a um conjugado anti-NS1 marcado, este imuno-complexo migra por capilaridade pela membrana do teste.
Teste rápido dengue detecta no inicio dos sintomas

O complexo se liga aos anticorpos monoclonais antiNS1 presentes na área teste, neste momento surge uma linha colorida, sendo este um teste positivo.

Se na amostra de sangue não tem antígeno NS1, não haverá o aparecimento da banda colorida na área teste indicando que a pessoa não está infectada.

Outra área chamada “controle” avalia se o teste está funcionando normalmente, ela sempre aparecerá colorida, demonstrando funcionando correto.

A identificação da NS1 pode ser feita também por métodos como Imunoenzimático (Elisa) qualitativo, em equipamentos automatizados.
Como é a coleta do sangue

Para realizar o teste rápido ou o teste em equipamentos automatizados o sangue será coletado da veia do braço.

Para fazer este exame não é necessário ficar em jejum antes da coleta do material biológico.
Como o resultado é liberado

Sendo o teste rápido por imunocromatografia, o resultado será qualitativo.

O resultado qualitativo informa apenas se o teste é positivo ou negativo.

Se o teste for realizado por metodologia imunoenzimática ELISA será liberado de forma quantitativa, em valores numéricos.

O valor normal será, negativo se for por teste rápido.

Valor normal no teste imunoenzimático em equipamentos – Não reagente ou negativo: inferior a 0,9; indeterminado: de 0,9 a 1,1; reagente ou positivo: superior a 1,1.