Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Cirurgia laparoscópica

A cirurgia por laparoscopia é realizada com pequenos furos, o que diminui bastante o tempo e a dor da recuperação no hospital e em casa e, é indicada para muitas cirurgias, como cirurgia bariátrica ou remoção da vesícula e apêndice, por exemplo.

A laparoscopia pode ser uma cirurgia exploratória quando serve como exame de diagnóstico ou biópsia ou ser uma técnica cirúrgica para tratar alguma doença, como remover um tumor de algum órgão.

Além disso, quase todos os indivíduos podem realizar uma cirurgia laparoscópica por indicação do médico, no entanto, em alguns casos, já no bloco operatório e mesmo durante a cirurgia por laparoscopia, o cirurgião pode necessitar realizar uma cirurgia aberta para o tratamento ter sucesso o que implica fazer um corte maior e a recuperação ser mais lenta.

Cirurgias mais comuns por laparoscopia

Algumas das cirurgias que podem ser realizadas por laparoscopia podem ser:

    Cirurgia bariátrica;
    Remoção de órgãos inflamados como vesícula, baço ou apêndice;
    Tratamento de hernias do abdômen;
    Remoção de tumores, como do reto ou pólipos do cólon;
    Cirurgia ginecológica, como histerectomia.

Além disso, a laparoscopia pode ser frequentemente utilizada para se determinar o motivo de dor pélvica ou infertilidade e, é uma excelente forma tanto para o diagnostico como para o tratamento da endometriose, por exemplo.
Como funciona a cirurgia por laparoscopia

Dependendo do objetivo da cirurgia, o médico irá realizar 3 a 6 furinhos na região, por onde entrará uma microcâmera com uma fonte de luz para observar o interior do organismo e os instrumentos necessários para cortar e remover o órgão ou alguma parte afetada, deixando cicatrizes muito pequenas com cerca de 1,5 cm.

O médico conseguirá observar a área interna através de uma pequena câmera que entra no organismo e vai gerar a imagem no computador, sendo uma técnica conhecida por videolaparoscopia. No entanto, esta cirurgia exige o uso de anestesia geral e, por isso, é geralmente necessário ficar internado pelo menos um dia no hospital.

A recuperação do paciente é muito mais rápida que uma cirurgia convencional, na qual é necessário fazer um grande corte e, por isso, as chances de complicação são menores e o risco de dor e infeção é menor.