Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Hemograma Completo

O hemograma completo é um tipo de exame de sangue feito para medir a saúde geral do paciente. É muito usado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia. O exame consiste na medição dos níveis de glóbulos vermelhos (hemácias), brancos (leucócitos) e plaquetas.

Trata-se de um dos tipos de exame de sangue mais pedidos pelos médicos nos exames de rotina. Isso porque ele avalia a saúde de um modo geral, calculando a quantidade e forma dos três tipos de células básicas presentes no sangue.

Esse exame não pode ser considerado como um teste de sangue comum, pois, para sua realização, é preciso que o médico especifique o que deve ser analisado. No caso de exames de sangue habituais, o médico pede, por exemplo, pelo nível de colesterol. Já o hemograma analisa as principais células constituintes do sangue, detectando diversos distúrbios como anemia, doenças autoimunes, doenças infecciosas e leucemia, entre diversas outras.

O exame é feito em um hospital ou laboratório por um profissional da saúde, incluindo técnicos de patologia clínica, biomédicos, farmacêuticos bioquímicos e enfermeiros. Sua realização se assemelha a qualquer outro tipo de exame de sangue.

Com o paciente sentado, amarra-se um elástico (denominado garrote) em seu braço para interromper o fluxo sanguíneo. Assim, as veias ficam mais largas e aparentes. O profissional faz a assepsia (limpeza que elimina possíveis microrganismos) da área do braço a ser perfurada e insere a agulha na veia do paciente.

O sangue é coletado na seringa e colocado em um tubo. Depois, o elástico é removido e uma gaze é pressionada para impedir o sangramento. Assim que a gaze for retirada, é colocado uma bandagem.

Não há nenhum preparo específico para esse exame, pode-se comer e beber normalmente. Porém, é indicado evitar exercícios físicos na véspera e bebidas alcoólicas nas 48 horas antes do exame, além de sempre informar caso o paciente use algum medicamento.

Também deve-se sempre avisar caso esteja grávida ou menstruada, pois essas condições podem alterar os valores do teste.

Caso a amostra coletada seja utilizada para qualquer outro teste, o médico ou profissional da saúde irá recomendar os preparos necessários.