Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Glicose

O exame da glicose, popularmente conhecido como o teste da glicose, consiste na retirada de sangue, em jejum, para avaliar a quantidade de açúcar no sangue e diagnosticar a diabetes.

Para indivíduos já diabéticos, este exame serve para verificar os valores de glicemia no sangue e ajustar o tratamento que pode ser feito com remédios antidiabéticos ou insulina.
Valores de referência do exame da glicose em jejum

Os valores de referência do exame da glicose em jejum são:

    Normal: inferior a 110 mg/dl;
    Pré-diabetes: entre 110 a 125 mg/dl;
    Diabetes: superior a 126 mg/dl em dois dias diferentes.

O tempo de jejum para o exame da glicose em jejum é de 8 horas, e o indivíduo não deve comer nem beber nada durante este período. Além disso, o indivíduo não deve fumar antes do exame e deve evitar fazer esforços.

Teste de intolerância à glicose

O teste de tolerância à glicose, também chamado de curva glicêmica, auxilia o médico a fazer o diagnóstico da Diabetes e consiste na ingestão de glicose ou dextrosol pelo indivíduo através de um líquido açucarado fornecido pelo laboratório.

O indivíduo deve estar em jejum, de comida e água, de 8 horas, no mínimo, e primeiro é colhido sangue para verificar o valor da glicemia em jejum. Só depois é que o indivíduo ingere a glicose e são medidos os valores.
Valores de referência do teste de intolerância à glicose

Os valores de referência do teste de intolerância à glicose referem-se ao valor da glicose 2 horas ou 120 minutos após a ingestão da glicose e são:

    Normal: inferior a 140 mg/dl;
    Pré-diabetes: entre 140 e 199 mg/dl;
    Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.

Desta forma, se o indivíduo apresentar uma glicemia em jejum superior a 126 mg/dl e uma glicemia igual ou superior a 200 mg/dl 2h após ingerir glicose ou dextrosol, o médico provavelmente vai-lhe dizer que é diabético e instituir o tratamento.
Exame da glicose na gravidez

O exame da glicose na gravidez é utilizado pelo obstetra para confirmar se a grávida tem ou não diabetes gestacional. Tanto o exame da glicose em jejum, como o teste da intolerância à glicose são utilizados, no entanto, os valores de referência são diferentes.