Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Holter 24h

Holter de 24 h, também conhecido como eletrocardiografia dinâmica ou eletrocardiograma de 24 horas...

Holter de 24 h, também conhecido como eletrocardiografia dinâmica ou eletrocardiograma de 24 horas, consiste na colocação de eletrodos no tórax do paciente, conectados por fios a um pequeno gravador digital que fica na sua cintura. O paciente retorna às suas atividades habituais e após 24 horas volta para retirar o aparelho.

CRITÉRIO DE REALIZAÇÃO:
– O exame só é realizado em adultos e crianças maiores de 5 anos (condições especiais como crianças com muito baixo peso, hiperatividade e outras, podem impossibilitar a realização do exame).
Atenção: No exame em clientes pediátricos, a participação dos pais é imprescindível para a obtenção de uma qualidade adequada dos registros do eletrocardiograma, evitando que a criança manuseie o equipamento e acessórios, como apertar botões e tracionar fios, e que participe de atividades esportivas intensas ou mesmo coletivas durante a realização do exame.

INTERFERENTES
– O Holter não pode ser realizado na presença de queimaduras agudas na pele do tórax, especialmente as causadas por exposição ao sol, além de alergia importante a álcool, éter ou esparadrapo.

PREPARO E INSTALAÇÃO
– A colocação e retirada dos eletrodos é rápida, durando poucos minutos. No total são 24 horas de monitorização.
– Não suspender os medicamentos em uso, exceto se o médico solicitande orientou a suspensão.
– Caso utilize marcapasso, trazer cópia das informações do gerador do marcapasso (modelo, série, data de implantação).
– O cliente deve apresentar o pedido médico.
– Nas 24 horas anteriores ao exame, a pele do tórax não pode receber cremes, pomadas, bronzeadores ou outras substâncias oleosas.
– No dia do exame, recomenda-se que o cliente tome banho o mais próximo possível do horário da colocação do aparelho de Holter, uma vez que, durante a monitorização, não é possível fazer a higiene corporal completa.
– Ao comparecer a Cordis, o indivíduo deverá trazer um cinto além daquele da roupa que possua uma largura máxima de 3 cm, pois esse acessório ajuda a prender o aparelho de Holter à sua cintura.
– Não vir com camisa ou blusa muito justa ou colada ao corpo (preferir as de algodão), para evitar o risco dos eletrodos se soltarem durante a colocação ou retirada da blusa.
– Após o exame, convém evitar a luz do sol na pele do tórax pelo período de uma semana. Em caso de necessidade absoluta de exposição solar, recomenda-se utilizar protetor solar com FPS superior a 30.
ATENÇÃO: É necessário retornar a Cordis no dia seguinte, por volta do mesmo horário, para retirar o aparelho de holter.
RISCOS PARA O PACIENTE
Os riscos para o paciente limitam-se a que para permitir uma melhor qualidade do traçado eletrocardiográfico, o preparo da pele para fixação dos eletrodos é fundamental. Algumas vezes precisamos raspar os pelos de alguns pontos do tórax e do abdome e friccionar a pele com gaze e álcool para remover a oleosidade natural destas áreas, onde serão colocados eletrodos descartáveis. Embora na grande maioria das vezes este processo seja bem tolerado, é possível que ocasionalmente ocorra algum desconforto por reação alérgica ou hipersensibilidade individual.
Nestes casos recomenda-se evitar a exposição ao sol nos dias subsequentes, podendo-se utilizar hidratante ou creme dermatológico.
IMPORTANTE
– Todo sintoma referido, principalmente palpitação, tontura, dor no peito ou falta de ar seja registrado no “diário” que acompanha o aparelho, bem como o horário exato do aparecimento. Isto tem o objetivo de tentar correlacionar qualquer possível sintoma do paciente com alguma manifestação do eletrocardiograma naquele horário.
– Se for ao banco, informar ao vigilante para liberar a porta, pois ativará o detector de metais.
– Enquanto estiver com o gravador, deve-se manter a rotina diária habitual. Evitar somente atividade física intensa (por causa do desconforto do aparelho e pela restrição ao banho de chuveiro).
– Habitualmente, não há contra-indicação para atividade física leve.
CUIDADOS COM O EQUIPAMENTO
– O aparelho não pode molhar, portanto, recomenda-se tomar banho antes da execução do exame. Você não deve dormir em colchão magnético (colchão que tem ímãs), pois descarregam as pilhas. Cuidados com o aparelho no sentido de evitar qualquer dano ou interferência externa também são necessários.
– Caso haja o descolamento de um ou mais eletrodos, o próprio paciente poderá tentar recolocá-los na mesma posição, porém, qualquer dificuldade deverá entrar em contato com a clínica.