Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Dengue IGM/IGG

O exame de sorologia para dengue é usado para determinar se uma pessoa foi infectada com o vírus. Como os sintomas de dengue são muito parecidos com os de outras doenças, por exemplo gripe e virose, o teste auxilia no diagnóstico mais preciso.

Quando infectado, o organismo começa a produzir anticorpos para combater o vírus, mais especificamente chamados de IgG e IgM. O exame detecta a presença de um ou ambos anticorpos no sangue. Os anticorpos IgM são produzidos cerca de 6 a 10 dias após a infecção, por isso essa sorologia é feita com mais frequência para diagnóstico de dengue. Já o anticorpo IgG é produzido no fim do curso da dengue e permanece no corpo durante meses. O exame de sangue para IgG pode identificar uma infecção passada.

Como o teste de sangue para dengue só se mostra positivo dias após o início dos sintomas, foi criado um teste mais específico, chamado PCR ou teste molecular, que é capaz de detectar o vírus no sangue do paciente mais precocemente.
Saiba mais: Dengue: elimine os principais focos da doença
Sinônimos

Exame de dengue, sorologia para dengue, sorologia para anticorpos IgM
Indicações

A principal indicação do exame de sangue para dengue são pessoas que apresentam sintomas da doença. Os principais sinais são:

    Febre alta com início súbito (39° a 40°C)
    Forte dor de cabeça
    Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
    Perda do paladar e apetite
    Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
    Náuseas e vômitos
    Tontura
    Extremo cansaço
    Moleza e dor no corpo
    Muitas dores nos ossos e articulações
    Dor abdominal (principalmente em crianças).

Outros sintomas de dengue podem se manifestar na forma hemorrágica da doença. Veja:
Saiba mais: Sete estratégias para se proteger do Aedes aegypti

    Dores abdominais fortes e contínuas
    Vômitos persistentes
    Pele pálida, fria e úmida
    Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
    Manchas vermelhas na pele
    Comportamento variando de sonolência à agitação
    Confusão mental
    Sede excessiva e boca seca
    Dificuldade respiratória
    Queda da pressão arterial.

Contraindicações

Não existem contraindicações expressas para um exame de sangue para dengue. No entanto, o médico ou médica pode dizer se você está apto a fazer o teste ou não.
Grávida pode fazer?

Não há contraindicações para a realização do exame de sangue para dengue durante a gravidez.

Preparo para o exame

Não é necessário qualquer preparo para fazer o exame de sangue para dengue. Ele costuma ser feito sem agendamento, uma vez que ele só é feito quando um paciente vai ao hospital ou clínica se queixar dos sintomas.

Antes de fazer o exame de sangue para dengue, o médico ou médica também pode fazer o chamado teste do laço. Ele não confirma o diagnóstico de dengue, mas levanta suspeita e pode justificar o exame de sangue.

Para fazer o teste do laço, amarra-se uma borrachinha no braço do paciente para prender a circulação. Se aparecerem pontos vermelhos sobre a pele, é um sinal de que a doença está presente, uma vez que a dengue afeta a circulação sanguínea.
Saiba mais: Transmissão da dengue: acabe com todas as dúvidas
Como é feito

Em um hospital ou laboratório, o exame de sangue para dengue é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

    Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
    O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
    A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
    O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
    O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
    Uma bandagem é colocada no local.


Tempo de duração do exame

O exame de sangue para dengue leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia e coletar o sangue.
Recomendações pós-exame

Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Por conta do jejum, é recomendado fazer uma refeição assim que o exame for concluído.
Riscos

Os riscos envolvidos na realização do exame de sangue para dengue são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.

Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema com antecedência.
Resultados

O resultado do exame de sangue para dengue é obtido geralmente em dois dias úteis. Ele pode ser positivo ou negativo para o anticorpo IgM, indicando a presença ou ausência da doença. Caso o anticorpo IgG também tenha sido testado, é possível saber se a infeção é recente ou não. Confira a tabela com os possíveis resultados do exame de sangue e suas interpretações:

Resultado do IgM     Resultado do IgG     Possível interpretação
Positivo     Negativo     Infecção em curso
Positivo     Positivo     Infecção em curso
Baixo ou negativo     Positivo     Infecção passada
Negativo     Negativo     Ausência de dengue ou muito cedo para fazer o exame e identificar os anticorpos
O que pode afetar os resultados do teste?

Pessoas que já sofreram com dengue anteriormente a apresentam a doença de novo podem apresentar resultados alterados, uma vez que o corpo já possuirá o anticorpo IgG circulando naturalmente.