Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Tomografia

A tomografia computadorizada é um exame cujo funcionamento é semelhante ao raio X onde são utilizados esses mesmos raios para obter imagens de partes internas do paciente (ossos, órgãos e outras estruturas), então, a máquina que executa a tomografia produz radiografias transversais, que são processadas por um computador. Após esse processamento, o resultado são imagens bem detalhadas da área que o médico especialista precisa avaliar.

Diferenças entre RX e Tomografia computadorizada

A maior diferença (e vantagem) entre a tomografia computadorizada e o raio X é que aquela é mais precisa, por isso, é mais eficiente na detecção de lesões, fraturas ou tumores que ainda estejam muito pequenos.

Enquanto o Raios X tira somente uma radiografia do local estudado, a tomografia gera 600 cortes para serem analisados. Dessa forma, é mais fácil obter um diagnóstico precoce por meio da tomografia e, por consequência, conseguir melhores resultados com o tratamento.

Mas então como é feito o exame de Tomografia?

O paciente é orientado para chegar na clínica ou hospital em jejum de 6 horas. De acordo com a parte do corpo a ser examinada poderá ou não usar contraste iodado na veia.

Sempre é feito uma entrevista antes para saber de alergias, doenças prévias, cirurgias, marcapasso, pinos pelo corpo, medicamentos que usa. Essas informações ajudarão o especialista a interpretar de maneira mais eficiente o exame.

No momento do exame é pedido para o paciente deitar na mesa que irá ser encaminhada para dentro do túnel que passa a radiação pela região estudada e forma as imagens no computador que serão posteriormente analisadas.

O exame dura em torno de 30 minutos e conforme o local em que é realizado poderá ter o resultado na forma de laudo médico no mesmo dia ou alguns dias depois.

A clínica que usa a teleradiologia consegue liberar os laudos para o paciente sempre no mesmo dia, isso porque os exames são enviados para uma plataforma em nuvem onde vários Radiologistas acessam e interpretam os exames em tempo real.

A comodidade de ter telemedicina na radiologia reduz os custos e traz mais qualidade no seu serviço. Pode aumentar o numero de exames, reduzir o tempo de entrega dos laudos e aumentar muito os lucros.