Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Doença invisível e incapacitante, fibromialgia requer tratamento multidisciplinar

Ter um problema e não conseguir descrever os sintomas ao médico. Para muitas pessoas essa frase não faz sentido, mas àqueles que sofrem de fibromialgia podem se identificar com a questão, como revela um estudo feito pelo Instituto Harris Interactive, que constatou que 63% dos pacientes não sabiam como descrever os sintomas da doença. O levantamento ouviu 904 pessoas, sendo 300 pacientes e 604 médicos, no Brasil, no México e na Venezuela.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a fibromialgia atinge de 2% a 3% da população. Do total de pessoas que sofrem com a doença reumática, a entidade estima que entre 80% e 90% são mulheres, principalmente àquelas entre os 30 e 55 anos de idade.

Considerada invisível e incapacitante, é no tratamento multidisciplinar que muitos pacientes encontram a melhor forma de controlar a doença. Envolver diferentes especialistas é a forma mais eficaz de auxiliar o paciente a ter de volta a qualidade de vida. Com isso, conseguimos auxiliá-lo a ter uma postura ainda mais pró-ativa para encarar o tratamento.

Medicamentos que buscam diminuir a sensação de dor não bastam para tratar a doença. A médica afirma que “é vital que o paciente, em determinada etapa do tratamento, volte a praticar atividades físicas leves, como alongamentos e caminhadas.

Os sintomas da fibromialgia – que demora entre quatro e sete anos para ser descoberta - podem confundir as pessoas. Dores crônicas em diferentes partes do corpo, como cabeça e pernas, irritação, insônia e problemas de memórias e/ou intestinais são alguns dos sinais. Como é difícil diagnosticar a doença em exames de sangue ou de imagem, os aspectos clínicos e a avaliação do histórico familiar são as formas mais eficazes do médico identificar a fibromialgia.