Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Coagulograma

O coagulograma, também chamado de prova de coagulação, é um conjunto de exames usado para avaliar se a coagulação do paciente está ou não dentro dos parâmetros normais e se o tempo de coagulação é ou não ideal. Ele é capaz de diagnosticar uma vasta série de complicações hemorrágicas.

Os exames compreendidos nesse teste são tempo de sangramento, tempo de coagulação, tempo de protrombina ativada, tempo de tromboplastina parcial e número de plaquetas. Os valores normais de um coagulograma são:

    tempo de sangramento: 1 a 4 minutos;
    tempo de coagulação: 4 a 10 minutos;
    tempo de protrombina ativada: 10 a 14 segundos;
    tempo de tromboplastina parcial: 24 a 40 segundos;
    plaquetas: de 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue (mil/mmc).

Por que fazer um coagulograma?

O coagulograma é fundamental no pré-operatório de qualquer cirurgia de médio ou grande porte ou antecedendo qualquer procedimento médico que implique em sangramento. Se o coagulograma indicar qualquer alteração, o procedimento deve ser suspenso.

Nos dias atuais, a dengue é uma enfermidade importante e muitas vezes é necessário um coagulograma para definir condutas no paciente com dengue. O exame permite, também, a monitoração do estado de pacientes que utilizam medicamentos antiagregantes plaquetários ou anticoagulantes, como forma de prevenir certas doenças cardíacas daí decorrentes.
Como é realizado o coagulograma?

Antes do início do coagulograma é indicado a realização de um jejum de 2 a 4 horas. A pessoa deve ser levada a uma sala especial onde será feita a coleta do sangue e também alguns testes. Para a correta avaliação dos testes, é de extrema importância que o paciente informe todos os tipos de medicamentos que esteja utilizando, especialmente antibióticos e anticoagulantes.

O exame do tempo de sangramento consiste em o especialista observar quanto tempo vai levar para parar de sangrar uma pequena picada no antebraço do paciente, feita em um lugar sem vasos. Geralmente esse tempo varia entre 1 e 3 minutos. Já o teste de coagulação é realizado através da coleta de cerca de 2 ml de sangue. Coloca-se o material em dois tubos sem anticoagulante e observa-se o tempo que o sangue levará para coagular. Normalmente é algo que leva de 5 a 12 minutos.

O exame é rápido e o resultado é entregue, na grande maioria dos casos, em um dia. Após os testes não são observados desconfortos importantes para o paciente, mas deve-se evitar tomar sol no local puncionado e não fazer esforços com o braço usado para o exame durante 24 horas.