Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Endoscopia: Como o exame é feito e quais os preparativos?

Como o exame é feito?

 

Preparo da endoscopia

É essencial que os pacientes mantenham um jejum absoluto de 8h a 12h antes do exame. Além desta recomendação, é importante não ingerir nenhum medicamento antiácido ou anticoagulante, como o omeprazol ou AAS, pois ele altera o nível de acidez do estômago, o que influencia os resultados do exame.

 

O procedimento

O paciente pode estar completamente sedado ou não, desacordado ou não, mas a anestesia local será aplicada com toda a certeza, pois ela relaxa a garganta e evita a vontade de vomitar.

O paciente deverá ficar deitado de lado e permanecerá com um objeto plástico na boca, que serve para mantê-la aberta durante o exame, permitindo a passagem da sonda.

Além da análise visual, o médico pode retirar algum tecido para que seja realizada uma biópsia da amostra.

O procedimento em si dura em torno de 15 minutos, mas o paciente é mantido em observação por cerca de uma hora, para esperar passar o efeito da sedação.

 

Cuidados após o exame

Por conta da sedação, o paciente não estará hábil a realizar qualquer atividade que exija muita concentração. Os efeitos dos medicamentos podem durar por até dez horas após exame. Logo, o indivíduo não pode dirigir e é recomendado não trabalhar. O ideal é ir para casa e repousar.

Depois do exame, é possível sentir algum incômodo na garganta, mas nada muito forte ou duradouro. Como também entra ar no estômago, é possível sentir desconfortos na região abdominal ou sensação de estufamento, mas isso também passa naturalmente.

 

Fonte: www.ativosaude.com/