Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Gama Gt/ Fost. Alcalina

Gama GT (gama glutamil transpeptidase ou GGT) é o exame de sangue que mede a quantidade da enzima gama glutamil transferase (GGT) no organismo. Essa enzima está presente principalmente no fígado e ductos biliares, mas também pode ser encontrada nas células dos rins, intestinos, pâncreas e baço.

O exame serve especialmente para fornecer uma análise do funcionamento do fígado e identificar possíveis alterações hepáticas, principalmente as relacionadas ao consumo de álcool. Em alguns casos, pode detectar quadros de obstrução do ducto biliar.

Quando algum dos órgãos que contém a GGT não funciona de forma satisfatória, a quantidade da enzima no sangue pode sofrer alteração, evidenciando alguma falha funcional do organismo e permitindo investigação clínica para identificar a causa e, assim, realizar o tratamento.

Pelo fato desta enzima ser encontrada em diversas partes do corpo, o exame pode não conseguir especificar isoladamente qual órgão está com problemas, o que pode exigir a solicitação de exames complementares.

O gama GT é um exame laboratorial realizado por meio da coleta de sangue pela venopunção de aproximadamente 5mL, semelhante a coleta realizada no exame de hemograma.

O teste é feito em poucos minutos, não traz grandes complicações e dispensa hospitalização.

Seus resultados saem em aproximadamente 24 horas.

Quando é solicitado?

Em grande parte dos casos, o gama GT é solicitado em pacientes com suspeita de problemas no fígado, como cirrose e hepatite ou uso excessivo de álcool. Porém, o médico também poderá recomendar o exame quando identificar um nível elevado de fosfatase alcalina, indicativos de baixa vitamina D, suspeita de pancreatite, entre outros.

Alguns indicativos de anormalidade das funções hepáticas incluem:

    Fezes com cores mais claras ou esbranquiçadas;
    Urina escura;
    Náusea acompanhada de vômitos;
    Dor ou inchaço na região do abdômen;
    Emagrecimento repentino;
    Inchaço nas pernas ou tornozelos;
    Perda de apetite;
    Coceiras;
    Icterícia (coloração amarelada na pele ou nos olhos);
    Fraqueza;
    Fadiga excessiva;
    Sangramento digestivo.

Afinal, o que é fosfatase alcalina?

A fosfatase alcalina (ALP) trata-se também de uma enzima, que possui relação direta com o gama GT e pode ser encontrada no sistema hepático e ossos. Níveis elevados dessa enzima podem indicar distúrbios na atividade óssea, bem como alterações hepáticas que atingem os ductos biliares. Por esse motivo, é bastante comum o exame de fosfatase alcalina ser complementar ao exame GGT.

Em casos de doenças das vias biliares e do fígado, os níveis de ALP e GGT estarão altos. Porém, nas situações de ALP elevada e GGT normal, é provável que haja doença óssea.

GGT e alcoolismo: qual a relação?

Mesmo em pequenas quantidades, o consumo de álcool eleva os níveis da enzima GGT no sangue. Por esse motivo, o exame gama GT pode ser utilizado na triagem ou monitoramento do uso/abuso de álcool em pacientes sob tratamento de hepatite alcoólica e alcoolismo. Vale destacar que em cerca de 75% dos bebedores crônicos, o nível da enzima estará elevado.
Cuidados pré-exame

Algumas orientações antes da realização do exame são:

    Suspender a ingestão de álcool ou cigarro 24 horas antes do exame;
    Não ter realizado biópsia hepática nos últimos 5 dias;
    Estar em jejum de no mínimo 8 horas (é necessária a confirmação junto ao laboratório que realizará o procedimento, pois sua necessidade pode variar).

O médico pode solicitar também a suspensão de alguns medicamentos que têm tendência de alterar o resultado do exame, tais como: Hidantal, Fenitoína, Carbamazepina, antiinflamatórios não-esteróides, antibióticos, antialérgicos, anti-fúngicos, anti depressivos, contraceptivos e medicamentos à base de testosterona. Portanto, é bastante importante informar o profissional de saúde sobre as medicações utilizadas.