Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Ácido Úrico

O exame de ácido úrico acusa a alta ou baixa concentração dessa substância no nosso corpo. Como? Basicamente a partir de uma amostra de sangue ou de urina do paciente.

A título de curiosidade, o ácido úrico é resultado do metabolismo das purinas, compostos encontrados principalmente nas células do corpo humano e em alguns alimentos.

Para que serve o exame

Para checar o excesso (hiperuricemia) ou a falta (hipouricemia) do ácido úrico no organismo. No primeiro caso, ele se deposita em alguns órgãos, como os rins, e lá causa a formação de cálculos renais (as dolorosas pedras) e até insuficiência.

Além disso, sua abundância afeta as articulações e é um sinal importante da doença conhecida como gota, que causa inflamação e dor intensa. Alguns estudos relacionam níveis altos de ácido úrico a um maior risco para o desenvolvimento de disfunções cardiovasculares.

Já a hipouricemia é uma condição mais rara. Ela está ligada a determinados males hepáticos e renais, assim como à exposição de substâncias tóxicas.

Como é feito o teste

Com uma coleta simples de sangue, realizada em poucos minutos. O ácido úrico também pode ser medido na urina, quando o alvo da análise são os cálculos renais.

Os resultados

Eles variam entre os laboratórios e necessitam de uma análise do médico. Contudo, normalmente são considerados saudáveis:

Para homens: entre 3,4 a 7 mg/dl de ácido úrico
Para mulheres: entre 2,4 e 6 mg/dl
Veja também

    dores no corpo herpes zoster apendicite infarto
    MedicinaQuais são as piores dores do mundo?query_builder 21 nov 2017 - 10h11
    Como interpretar hemograma em jejum
    MedicinaPara que serve o hemograma, o popular exame de sanguequery_builder 29 dez 2017 - 16h12

Periodicidade

Costuma ser solicitado conforme a suspeita de gota ou outros distúrbios sistêmicos. As gestantes fazem o exame para investigar condições específicas, como a toxemia gravídica.

Ele também pode entrar em alguns exames de checkup. Porém, não há qualquer recomendação específica para a população saudável.
Cuidados e contraindicações

O jejum não é obrigatório, mas precisa ser debatido. Já a ingestão de analgésicos pode alterar o nível das purinas – que dão origem ao ácido úrico – no sangue. Por isso, o ideal é informar o uso de qualquer medicamento ao profissional que pediu o teste.